Sistema de Gerenciamento de Telefonia

1. Abaixo segue a maneira de utilização do sistema:Após gerar o arquivo CSV da SoftCom é necessário importá-lo para dentro do sistema. Para tanto, basta clicar no primeiro item da caixa de ações e será aberta uma janela padrão windows perguntando para o usuário onde se encontra o arquivo CSV (Comma Separated Values). Neste momento basta clicar duas vezes em cima do arquivo que o sistema importará os registros.

1-Importar

2. Confira quantos registros foram importados e qual o último registro: clicando no botão de informações do sistema pode-se verificar conforme ilustrado em imagem abaixo:

2-Apos importar

3. Crie as faturas. Pode-se, a qualquer momento, gerar as faturas para os contratos de linhas telefônicas vigentes, ou seja, para todo usuário que  possuir linha telefônica com contrato em aberto (vigente)  será gerada uma fatura para sua empresa.

Neste caso deve-se definir a data de referência da fatura. Por padrão o sistema sugere o último dia do mês atual e depois também a data de vencimento. Além disso pode-se colocar uma mensagem para todas as faturas, ex. “Feliz natal ! “, etc …

3-crie as faturas

Se você quiser customizar uma mensagem para cada fatura, poderá acessá-las dando um duplo clique nela na janela principal e dentro do formulário de faturas haverá a aba chamada [Mensagem]

formulário de fatura

4. Aloca as ligações:

Aqui você estará distribuindo as ligações pelas últimas faturas existentes. Tem-se duas opções: (a) TODOS e (b) Restringindo datas.

(a) TODOS:  o sistema pesquisará por todas a ligações de todos os períodos e alocará as mesmas nas últimas faturas criadas (e não impressas ainda).

(b) Restringindo datas: o sistema pesquisará pelas ligações apenas dentro do período especificado e, além disso, apenas para as faturas selecionadas*.

* pode-se selecionar várias faturas mantendo a tecla [Shift] ou [Ctrl] pressionadas e clicando nas faturas.

Ao clicar no botão (1) Buscar ligações as operações acima descritas serão executadas. Clicando-se no botão (2) Ver ligações em aberto iremos para a próxima etapa.

4-aloca as ligações

 

5. Verificar as ligações não alocadas (ligações em aberto)

Neste momento, podemos verificar na lista superior, as ligações que não foram atribuídas à nenhuma fatura e na lista inferior, as faturas disponíveis que poderão acomodar essas ligações. Pode-se selecionar várias ligações em aberto mantendo a tecla [Shift] ou [Ctrl] pressionadas, mas apenas poderá se selecionar uma fatura de destino para elas. Após selecionar as ligações e a fatura de destino, há que se clicar no botão [!!! Atribuir !!!].

Para remover ligações de uma fatura bastará entrar na fatura que se deseja, selecionar a ligação e clicar na tecla [Del]. Importante ressaltar que a tecla Del não apagará as ligações do sistema, apenas removerá a ligação da fatura especificada.

5-ligações em aberto

6. Calcula a comissão.

Após ter feito os passos contidos no botão 1 e 2 (passo 4 e 5)  deve-se calcular a comissão e impostos que está cadastrada em 20% do valor das ligações. Para isso você deverá (a) selecionar todas as faturas disponíveis na tela e (b) clicar no botão [(3) Calcula comissão].

Um atalho para se selecionar todas as fatura disponíveis é clicar no pequeno botão acima do campo [DtPgto] na lista de faturas. O da esquerda seleciona todas, o da direita limpa todas.

6-calcula a comissão7. Gera os relatórios pdf:

Por fim, voltando-se a tela inicial, você poderá emitir os relatórios de controle em arquivos PDF. Para tanto há que se selecionar todas as faturas das quais se pretende emitir o relatório e depois clicar na opção 5 da lista de ações.

7-gera os relatórios pdf

 

Observações:

No canto inferior direito da tela principal há três botões:

botões

O da esquerda mostra as configurações do sistema,

configurações

o do centro, mostra uma tela de informações,

informações

E o da direita sai do sistema.

Veja também: