Sobre

Por volta de 1998 comecei desenvolvendo programas usando MS Access com VBA (Visual Basic for Applications). Dentre os vários que desenvolvi, como controle de contas correntes (conciliação bancária), administração de alugueis (com emissão de Darf) o melhor foi um controle de recursos humanos que tinha funcionalidades como cartão de ponto, folha de pagamento e controle total dos funcionários de uma empresa. Para se ter uma idéia, este programa de cartão de ponto funcionou por 7 anos com 20 funcionários batendo cartão 4 vezes por dia 7 dias por semana além de todo o controle de folha de pagamento …. Quem disse que o MS Access não presta ?!

Após esta fase, desenvolvi um sistema para gerencia de um comércio completo. Este programa “que abençoei de GerCom” administrava toda a parte comercial, financeira, estratégica de um comércio e era totalmente integrado em seus módulos. Por exemplo, era permitido transformar uma cotação de produtos em um pedido de compra, que por sua vez se transformava em uma nota fiscal e que alimentava estoque, preço de custo, preço de venda, contas a pagar e controle de impostos. Administrava também a parte tributária (ICMS, PIS, COFINS) e tinha integração com outros softwares tais como contábeis e de frente de loja (Ponto de Venda – PDV) através de troca de arquivo.

O GerCom foi desenvolvido em VB6 com SQL Server 2000. Para tanto, tirei uma certificação MCP VB6 70-176, o que me trouxe bastante conhecimento sobre tal linguagem. Também tive um bom conhecimento sobre o banco de dados SQL Server 2000 e desenvolvimento de relatórios com Crystal Reports 8.5.

Pode-se baixar uma versão demo de um módulo do sistema que compõe a análise de uma hierarquia mercadológica fictícia de produtos nesta imagem abaixo: gcaiconÉ uma espécie de … (Business Inteligence – BI) que permite a análise dos produtos que estão favorecendo e os que estão prejudicando todo o mix de produtos que compõe um comércio de várias maneiras! Veja a teoria em: gerenciamento por categorias

Veja o supermercado onde implementei alguns sistemas: (VEJA O ÁLBUM DE FOTOS)

Mercado dos Produtores

Partindo para a orientação a objetos (OO), não pude escapar do VB.Net e um pouquinho de C#… que na verdade quando são compilados viram a mesma coisa que se chama IL (Intermediary Language) ou seja, nos finalmentes VB.net e C# são a mesma coisa (apenas uma questão de opção do desenvolvedor e, obviamente, exigência do mercado de trabalho).

Bom … em termos de desenvolvimento, pude realizar alguns pequenos programas para que fossem integrados ao sistema que anteriormente desenvolvi (GerCom) bem como um site em ASP.net. Conforme fui estudando coisas como Design Patterns e metodologias de desenvolvimento e processos fui me interessando pelo Java, que de certa forma considero mais “purista” em relação aos conceitos de orientação a objetos.

Em 2010 concluí uma pós-graduação em engenharia de software no ITA que me ajudou bastante a entender mais a fundo o processo de desenvolvimento de software como um todo, visto que a minha graduação foi em administração de empresas, e recentemente adquiri a certificação em Java SCJP (Sun Certified Java Professional) agora da Oracle OCJP (Oracle Certified Java Professional) (link da certificação). Veja o meu trabalho de conclusão de curso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s