Substitui o MS Outlook pelo Gmail.

Criei o meu e-mail no GMAIL em 1999. Quando comecei a fazer a minha pós graduação em 2008, brinquei com meus colegas de sala que o maior ganho que eu havia tido no meu curso era ter abandonado o MS Outlook (que usei de 199(bolinha), até 2008).

Como utilizo meu e-mail do Gmail hoje: tenho mais duas contas de e-mail, uma  no yahoo e outra no hotmail (ambas gratuitas). Utilizo meu GMAIL como se fosse meu MS Outlook, ou seja, configurei-o para acessar e baixar os e-mails das duas contas supra-citadas. Todos os meus contatos salvo no GMAIL, desta forma, quando tenho que sincronizar meu celular eu sei que basta configurar a conta do gmail (sendo android ou ios –> Iphone).

Vantagens:

  1. Configuro uma única conta em um celular pois todos os meus e-mails estão e serão baixados nela;
  2. Tenho a mesma interface de acesso aos e-mails de qualquer máquina em qualquer lugar do mundo. Nuvem: os computadores e celulares tem que ser apenas uma interface de acesso para ela;
  3. O gmail tem um ótimo verificador antivírus no servidor e, sinceramente, faz mais de 5 anos que não tenho antivírus NENHUM em minha máquina pois não baixo conteúdo suspeito. Quando preciso testar alguma coisa eu utilizo uma máquina virtual (no meu caso da vmware).

Como eu separo e organizo os meus e-mails no GMAIL:

  1. Os e-mails, assim que são recebidos, são categorizados e etiquetados (até mesmo de maneira automática através de filtros do gmail).
  2. Fazendo uma analogia, a minha caixa de entrada é como se fosse um saguão de um hotel onde as pessoas (emails) chegam e precisam ser encaminhadas para seus devidos lugares. Tem pessoas que são hóspedes e vão para seus quartos (pastas u no caso do gmail, etiquetas e arquivamento). Tem pessoas que são indesejadas e vão para uma sala ao lado com o segurança (spam). Tem pessoas que apenas estão de passagem para deixar um recado, como por exemplo um carteiro (deleto) ou outros tipos ….. Tendo por nunca deixar minha caixa de entrada com milhares e milhares de e-mails, mas sim, apenas os que estou resolvendo algo.
  3. No meu caso, a minha conta do hotmail eu quase que não a utilizo, mas, desvio todos os e-mails que chegam através dela para uma pasta (etiqueta) do gmail e os arquivo. De vez em quando eu dou  uma olhada para ver se tem algo interessante. É como se eu tivesse uma segunda caixa de entrada.

 

Bom … quis deixar registrado a maneira como eu trabalho com meus e-mails. Essa é apenas a minha opinião. Se você gosta de usar o MS Outlook para gerenciar seus e-mails, tarefas, contatos, calendários, …. “beleza”. Aliás, eu já fiz um trabalho bastante interessante no MS Outlook que foi de customizar o formulário de contatos adicionando campos a ele. O legal é que isso poupou o meu cliente de ter que adquirir um sistema CRM (Customer Resource Manager) (ressalto que essa foi uma situação deste cliente).

Bom … (mais uma vez) … em resumo, acho que a tecnologia está ai para nos ajudar, nos servir, facilitar o controle, o acesso a informação, tirar as coisas da cabeça, nos organizar  …  Não existe a solução perfeita. Existe sim, a solução mais adequada para resolver um determinado problema.

Esta entrada foi publicada em Dicas com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Substitui o MS Outlook pelo Gmail.

  1. malicekalil diz:

    Pedro,
    Na próxima aula vamos implementar o gmail como gerenciador.
    Obrigada,
    Alice

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s