Distância em Segundos Segura – Calculando com Tabela de Dados no MS Excel

Como os bons motoristas devem saber, existe uma regra básica no trânsito onde quem bate atrás leva a culpa. Para evitar esse tipo de problema é recomendável se manter distância do carro da frente para que, numa freada de emergência, seja possível evitar a colisão.

Temos que pensar que quanto maior a velocidade maior a distância que devemos manter do veículo adiante. Mas como calcular essa distância segura ? Bom … isso depende além da velocidade, também do clima, do peso do carro, se a pista está ou não molhada, se há ou não neblina, condições do asfalto, etc …

No site do DETRAN – PR há um texto que diz o seguinte:

Para você saber se está a uma distância segura dos outros veículos, vai depender do tempo (sol ou chuva), da velocidade, das condições da via, dos pneus e do freio do carro, da visibilidade e da sua capacidade de reagir rapidamente.
Existem tabelas e fórmulas para você calcular esta distância, principalmente nas rodovias, mas como elas variam muito, e dependem além do tipo e peso do veículo, de outros fatores que também variam muito, o melhor é manter-se o mais longe possível (dentro do bom senso), para garantir a sua segurança.
Porém, para manter uma distância segura entre os veículos nas rodovias, sem a utilização de cálculos, fórmulas ou tabelas, vamos lhe ensinar a usar “o ponto de referência fixo”:

– Observe a estrada à sua frente e escolha um ponto fixo de referência (à margem) como uma árvore, placa, poste, casa, etc.
– Quando o veículo que está à sua frente passar por este ponto, comece a contar pausadamente: “cinqüenta e um”, “cinqüenta e dois”. (mais ou menos dois segundos).
– Se o seu veículo passar pelo ponto de referência antes de contar (cinqüenta e um e cinqüenta e dois), deve aumentar a distância, diminuindo a velocidade, para ficar em segurança.
– Se o seu veículo passar pelo ponto de referência após você ter falado as seis palavras, significa que a sua distância, é segura.
– Este procedimento ajuda você a manter-se longe o suficiente dos outros veículos em trânsito, possibilitando fazer manobras de emergência ou paradas bruscas necessárias, sem o perigo de uma colisão.

Como pode-se ver a distância segura considerada pelo DETRAN é de 2 segundos. Eu considero até mais dependendo do caso.

Medir, então, a distância em segundos é uma boa prática porque faz com que a distância entre os objetos aumente na proporção da velocidade. Já reparou que esta maneira de medir é muito usado na Formula 1 ? Imagina se o narrador iria dizer: […] Fulano está há 200 m do Ciclano […] Como iriamos saber se isso é muito ou pouco ? Depende da velocidade que Fulano e Ciclano se encontram. Se estiverem há 10 Km / h  os 200 m é muito. Se estiverem há 300 Km / h essa distância talvez não seja segura !

Considerando que:

Velocidade = Espaço / Tempo

Então:

Espaço = Velocidade * Tempo

Igualando as grandezas:

Se 1 Km / h = 1000 m / 1 h * 60 m * 60 s  ==>  1000 m / 3600

Então:

1 Km / h  =   1/3,6  m/s

Utilizar a funcionalidade de Tabela de Dados do MS Excel para fazer esses cálculos de distância, velocidade e tempo dá, além de uma boa mostra do crescimento proporcional entre eles também nos ensina um caso de utilizar esta funcionalidade tão interessante:

Tabela de Dados

Iniciamos fazendo os cálculos de uma maneira bem simples:

1 Formula BasicaDepois montamos uma tabela sendo que o eixo X (horizontal) receberá a variação dos tempos (em segundos) e o eixo Y (vertical) receberá as variações de velocidades:

Variação dos Tempos e Velocidade

Por fim iremos na ferramenta de Teste de Hipóteses contida na aba de Dados no MS Excel e selecionamos a sub-ferramenta Tabela de Dados sendo isso após selecionar toda a tabela das possibilidades conforme ilustrado na imagem abaixo:

Ferramenta Tabela de Dados

Então teremos nossos resultados. Estes representam cada hipótese de resultado para uma equação de duas variáveis.

Distancia em Segundos

E ai ? Você já imaginou  aonde mais pode aplicar esta ferramenta fantástica do MS Excel ?

Lembrando então: NÃO CORRAM COM SEUS VEÍCULOS, e se correrem, por favor, MANTENHAM DISTÂNCIA, ou seja, NÃO COLEM !!!

Faça o download desta planilha.

Veja outras postagens sobre Excel

Esta entrada foi publicada em Dicas, Excel com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Distância em Segundos Segura – Calculando com Tabela de Dados no MS Excel

  1. Aleciano diz:

    Muito boa a tabela.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s