Sistema de Cotação em MS Access

*** Nova versão do Sistema de Cotação em MS Access. Faça download da VERSÃO DEMO. ***

Já imaginou ter que cotar diversos produtos com diversos fornecedores. Se você utiliza o MS Excel para fazer isso já tem uma boa saída. Mas que tal dar uma certa facilitada neste trabalho de maneira a automatizar um pouco mais este processo ?

vídeo demonstrativo:

Com o programa que desenvolvi pode-se ter as seguintes vantagens:

  1. Armazenar as diversas cotações feitas ao longo de sua história;
  2. Exportar a lista de produtos em uma planilha do MS Excel de forma que se possa enviá-la para o fornecedor solicitando seu preenchimento;

    Obs – o fornecedor só poderá preencher os campos em amarelo, que serão importáveis pelo sistema de cotação.

  3. Importar estas planilhas após o fornecedor tê-las preenchido;
  4. Gerar relatórios do resultado da cotação em PDF para que possa ser enviado para o(s) fornecedor(es) (como se fossem os pedidos).

Elaborei este pequeno projeto (que já utilizei) para realizar cotações. Seguem as instruções de uso:

  1. Alimenta-se o sistema com os fornecedores que participarão desta concorrência e também há a opção de se colocar um percentual de acréscimo ou decréscimo. Este percentual faz-se necessário para determinados fornecedores que ao fornecerem uma mercadoria, por exemplo, trazem menos crédito de impostos do que no momento da venda dessas mesmas.

    Na minha história, eu utilizava para fazer com que o custo de cada mercadoria ficasse equivalente aos outros custos quando um determinado fornecedor era de outro estado, e, consequentemente, trazia em nota fiscal menos crédito de ICMS referente à mercadoria do que no momento de sua venda. Ex.: credita-se 12% do valor da compra, porém, debita-se 18% do valor da venda, ou seja, estamos pagando mais caro pelo seu custo, e, comparativamente, talvez valha a pena comprar de outro fornecedor que seja até um pouco mais caro, mas que traga o crédito de ICMS à 18% também. Da uma olhada neste post …

    Alimenta-se no sistema, os produtos que farão parte desta cotação, simplesmente descrevendo-os e tendo a possibilidade de incluir o código EAN (código de barras), a quantidade desejada e uma observação para facilitar a identificação por parte do fornecedor. O código interno pode ser usado para qualquer outra finalidade do tipo sincronizar com o cadastro de produtos do seu sistema principal (funcionalidade não implementada).

  2. A segunda aba, [Precifica por … ] está em função primeira, ou seja, se clicarmos em um fornecedor cadastrado previamente (1ª aba), nesta aba (2ª) aparecerá os produtos para serem precificados para este fornecedor clicado. Caso se clique na tabela de produtos (1ª aba) então na 2ª aba aparecerá os fornecedores, podendo inserir o preço do produto previamente clicado para cada um deles.

  3. Na 3ª aba, após ter inserido o preço de cada produto para cada fornecedor, o sistema permite que o usuário arbitre na escolha de qual fornecedor irá comprar determinado produto mostrando uma grade de produtos com uma sub-tabela (a ser mostrada para cada produto clicando-se no sinal de “+” do lado esquerdo de cada produto) contendo o preço de cada fornecedor que cotou o tal produto. No caso, para selecionar quem irá fornecer o produto, basta clicar na caixa de checagem ao lado da linha disponível que significa o aceite do produto a ser comprado de determinado fornecedor (você pode escolher comprar o produto de mais de um fornecedor).

  4. Na aba ferramentas e utilitários, temos 5 botões:

    1. [Exporta à Excel] à Para cada fornecedor imputado na cotação, o sistema gerará uma planilha com a lista de produtos (e outras informações) para que seja passado para o suposto fornecedor para que o mesmo preencha o valor de cada produto.

    1. [Importa ß Excel] à O caminho inverso do que foi descrito acima, ou seja, após o fornecedor devolver a planilha preenchida, basta realizar a importação automática destes dados e, então, escolher de quem será feita a compra (conforme ilustrado no passo 3 acima).

    1. [Escolhe os produtos mais baratos da cotação] à irá justamente realizar o aceite automaticamente (descrito no passo 3 acima) dos fornecedores para cada produto que tiver preço mais baixo já se baseando no desconto cadastral (1ª aba).

    1. O penúltimo botão apresenta um relatório dos ganhadores da cotação:

    1. O último botão permite a exportação do relatório de pedido para arquivos PDF separados por fornecedor desta cotação.

Quer usar  ?!

Entre em contato.

ou

Navegue para  comprar este programa. (O código fonte não está incluso no valor da compra.)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em MS Access, Projetos com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Sistema de Cotação em MS Access

  1. Boa Pedrão, mandou bem… vai sair uma versão Web? Ou um App para celular? rsrsrs : )
    Abs

    Gostar

    • pedroabs diz:

      Fala ai Mauricio ! De uma maneira geral, as pessoas não tem ideia do poder do VBA. Recentemente fiz uma aplicação para um cliente que reduziu o tempo de trabalho dele de 3 dias para 1 hora.

      Quem sabe me animo e desenvolvo uma versão web …

      Um abraço para você !

      Gostar

  2. Pingback: Sistema de Cotação V.2 em MS Access | Pedro Abs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s