Fazendo o SEU container / servidor TOMCAT disponível para toda internet (porta 8080 bloqueada pelo ISP)

Seria uma tarde tranquila se não fosse o problema do ISP (Internet Service Provider) (no caso da Speedy é a Telefonica) bloquear a porta padrão do container TOMCAT que é a de número 8080.

Como a maioria dos mortais, possuo em meu escritório uma conexão de IP variável. Cada vez que o meu roteador faz uma solicitação de conexão com a internet é atribuída a ela um diferente número IP (Ex: 200.171.176.111) que é a minha identidade, ou melhor, identidade do meu computador na internet.

Para que torne-se possível que através de uma URL (Universal Resource Locator) (ex: https://pedroabs.wordpress.com) seja acessada a minha máquina, há que haver algum programa ou serviço em minha máquina que fique “dizendo” para um servidor de nomes que o meu IP, neste momento tem um determinado número (Ex: 200.171.176.111), e este servidor de nomes vincula o meu IP a uma URL (ex: pedroabs.no-ip.org).

No meu caso usei como “servidor de nomes” o serviço No-IP, portanto o acesso para a URL pedroabs.no-ip.org será sempre direcionada para meu IP, ou seja, minha máquina.

Vale a pena dar uma conferida neste tutorial do no-ip.

O container TOMCAT por padrão, roda na porta 8080. Rodar na porta 8080 é análogo a dizer que esta aplicação (container TOMCAT) fica “escutando” a porta 8080. O problema é que o ISP (Internet Service Provider) que é a telefonica para o Speedy bloqueia tal porta, portanto, temos que fazer o TOMCAT “atender” a outra porta que não seja a 8080.

Para fazer isso, basta ir na pasta ir na pasta {tomcat app}\conf\Server.xml e achar a seguinte linha de configuração:

<Connector port="8080" protocol="HTTP/1.1"
               connectionTimeout="20000"
               redirectPort="8443" />

Modificando a instrução “port” para qualquer outro número que não seja 8080 e que seja acima de 1023 e depois reiniciar o servidor para que as configurações se tornem vigentes.

No caso de você ter um roteador com vários computadores, terá de especificar para qual computador uma requisição será direcionada. Para tanto o No-IP tem este tutorial.

Outro detalhe é que é preciso liberar o acesso a porta configurada em seu firewall.

Para testar se tudo deu certo, em vez de ficar PERTURBANDO  os seus amigos pedindo para que eles acessem um determinado link (que direciona para sua aplicação web) após ter se cadastrado e configurado no No-IP, você poderá usar o seguinte serviço para testar o acesso à sua porta.

http://canyouseeme.org/

Ahhh mais um detalhe, o comando nslookup pedroabs.no-ip.org também ajuda bastante a fazer a verificação do numero ip de uma determinada URL.

comando nslookup

comando nslookup no prompt do DOS

 

Esta entrada foi publicada em Servlet & JSP. ligação permanente.

3 respostas a Fazendo o SEU container / servidor TOMCAT disponível para toda internet (porta 8080 bloqueada pelo ISP)

  1. Bom dia !
    Excelente post.
    Parabéns.
    Atc,
    Carlos Ystranho

    Gostar

  2. era oque eu estava procurando

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s